CARTA
Prof. Dra. Paula Silveira Perioto
Faculdade Dom Bosco
Pós graduação Lato Sensu em Psicopedagogia – Metodologia de Pesquisa
10/12/2011
RESUMO
O presente artigo tem como principal objetivo estudar e apresentar as contribuições dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil, mostrando a sua importância, sobretudo para aquelas em idade pré-escolar.O trabalho com jogos e brincadeiras pode ser um caminho para a construção do conhecimento da criança na fase pré-escolar. É nesta fase que ela tem o brincar como principal atividade, no qual proporciona o seu desenvolvimento psíquico, cognitivo, afetivo, motor e cultural.
Neste sentido, a escola deve ser potencializadora destas habilidades, fazendo uso do brincar como facilitador da aprendizagem, promovendo desta forma o aprimoramento de habilidades cognitivas da criança. Como metodologia foi realizado um estudo bibliográfico, com base em vários autores, onde foi possível analisar que os jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento físico, mental, emocional e social da criança.
Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Desenvolvimento Infantil
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade realizar um breve estudo sobre a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. Neste sentido, a pesquisa tem como propósito apresentar as contribuições dos jogos e brincadeiras na educação e socialização da criança, mostrar a importância do brincar na fase pré-escolar e discutir o papel do brinquedo no desenvolvimento infantil, mostrando os principais jogos e brincadeiras recomendados, quais sejam: as brincadeiras de faz-de-conta ou jogos simbólicos e o trabalho lúdico em sala de aula. Por fim, algumas sugestões serão dadas aos profissionais da educação infantil, visando o desenvolvimento saudável da criança e a construção do seu conhecimento.
Trabalhar