A Carta
Estilo
Como é uma conversa, o estilo da carta deve ser coloquial, isto é, manifestar a maneira de ser de quem a escreve e de quem a lê. Este cuidado em ser natural e adaptar-se ao receptor é uma das exigências da carta, juntamente com a clareza, a expressividade e a síntese..
Tipos
As cartas dividem-se em privadas ou intimista, comerciais, administrativas, oficiais, técnicas e profissionais.
As primeiras destinam-se a familiares e amigos e têm como qualidades principais: a correcção gramatical e a delicadeza, que a familiaridade e a intimidade não dispensam, a ordem e a boa apresentação, isto é, sem rasuras nem emendas, em papel normalizado, sendo de preferência manuscritas. A frase deve ser simples, eliminando as dificuldades de construção e indo por partes, ao fazer corresponder a uma frase pouca ideias.
As restantes constituem um documento escrito importante (…) São caracterizadas pelo sentimento do útil e devem permitir uma comunicação eficaz. O seu objectivo é obter uma reacção positiva. A carta formal caracteriza-se pelo respeito de linguagem formal que implica a utilização de fórmulas de saudação e despedida específicas.
Uma carta de carácter intimista (pessoal ou particular) distingue-se da carta formal sobretudo pelo tipo de relação existente ente o remetente e o destinatário o que condiciona, particularmente, as características da linguagem utilizada Essas particularidades reflectem-se nas fórmulas de saudação e