sexo femino e masculino
(Slide 1)
Tema: O Masculino e o Feminino, para uma Psicologia dos Sexos
(Slide 2)
Biografia de Georg Simmel:
Georg Simmel, autor do texto que exploramos para a elaboração deste trabalho, nasceu em Berlim em 1858 e faleceu em 1918.
Simmel, neste texto, pensa nas mudanças das relações de género como um dos elementos centrais do processo de modernização e vai relacionando o sexo masculino com o feminino, diferenciando as principais características.
(slide 3)
Para dar início ao tema abordado neste texto, é fundamental definir alguns conceitos como sexo, género e sexualidade, palavras-chave de todo o nosso trabalho.
Podemos então definir: sexo como a diferença física e genital entre o homem e a mulher; o género define-se pelas diferenças psicológicas, sociais e culturais entre eles; e por fim a sexualidade define-se pela forma da pessoa se comportar sexualmente a nível pessoal, com o seu cônjuge e com a sociedade.
(Slide 4)
Impossibilidade de um juízo imparcial acerca da mulher:
A relação fundamental na vida da nossa espécie é aquela que se estabelece entre o masculino e o feminino.
* Quando pretendemos compreender o sentido e aferir o valor de um qualquer elemento da nossa vida intima, procedemos quase sempre ao estudo da sua relação com um outro elemento que, por sua vez, se define em relação ao primeiro.
* O sexo masculino não se limita a manter uma posição de superioridade, relativamente ao feminino: impõe-se como representante da humanidade em geral, ditando normas. (posição de força que o varão detém.)
* O homem pensa de forma puramente objetiva, sem qualquer interferência da sua qualidade varonil, no contexto das suas sensações.
Por outro lado:
* A mulher jamais ilude o sentimento, mais ou menos definido de o ser, constituindo esse sentimento como que uma plataforma sobre a qual se erguem todos os conteúdos da sua existência.
- O homem identifica-se ainda como senhor que se entrega às suas atividades sem atribuir à relação com