sistema reprodutor
O Sistema Reprodutor Masculino é formado pelas seguintes partes: tecido erétil do pênis, uretra, pênis, glande, testículo, epidídimo, ducto deferente, glândula bulbouretral, próstata, ducto ejaculatório e vesícula seminal.
A função principal deste sistema é a reprodução da espécie que se dá através dos espermatozoides que são produzidos nos testículos. A vesícula seminal é responsável pela nutrição e, consequentemente, garante a motilidade destes tipos celulares. A próstata é a glândula responsável pela produção e armazenamento de secreção que aumenta mobilidade dos espermatozoides e auxilia na fertilização neutralizando a acidez vaginal. A glândula bulbouretral (ou glândula de Cowper), por sua vez, é responsável pela produção de um muco lubrificante para a passagem de espermatozoides na uretra.
Os testículos, além de responsáveis pela formação de espermatozoides, são gônadas responsáveis pela produção do principal hormônio masculino, a testosterona, que atua no desenvolvimento das características sexuais masculinas. Esse hormônio é formado no tecido intersticial (células de Leydig). Porém, a testosterona também é produzida no sexo feminino, pelos ovários, mas em quantidade muito inferior à produzida no homem.
Sistema Reprodutor Femino.
O Sistema Reprodutor Feminino é formado pelas seguintes partes: tuba uterina, ovários, útero, colo do útero, vagina e vulva.
Assim como o masculino, a principal função deste sistema (mas não única) é a reprodução, que se dá através do óvulo que é produzido no ovário - que passa por ciclo, divido em fases: folicular ou estrogênica, oocitação, lútea. Além deste ciclo também acontece o ciclo menstrual, dividido em três fases: proliferativa, secretora e menstruação.
Os ovários são gônadas femininas responsáveis pela produção de ovócitos primários (gametas femininos) e também dos hormônios estrógeno e progesterona. Estes, auxiliam para sustento da atividade reprodutiva envolvendo o