sistema reprodutor
O sistema reprodutor masculino, também chamado de sistema genital masculino, é composto pelos testículos, bolsa escrotal, pênis, um sistema de ductos e glândulas anexas.
No sistema genital masculino, encontramos um par de gônadas masculinas que são denominados testículos. São encontrados no interior da bolsa escrotal e ambos possuem milhares de túbulos seminíferos, no interior desses túbulos ocorre a espermatogênese, ou seja, a produção dos espermatozoides. Também é nos testículos que encontramos as células intersticiais encarregadas de produzir o hormônio testosterona.
O espermatozoide é a célula reprodutiva formada durante a gametogênese, ele é composto pela cabeça onde possui um núcleo e é coberta pelo acrossômio. O acrossômio possui enzimas que ajudam o espermatozoide a penetrar no óvulo. O colo é a região que vem logo após a cabeça e é seguida pela peça intermediária onde possui mitocôndrias que proporcionam energia para a movimentação do flagelo.
Após a formação dos espermatozóides nos túbulos seminíferos, eles são encaminhados pelos ductos eferentes ao epidídimo. No epidídimo ganharão mobilidade e ficarão armazenados até serem eliminados na ejaculação. Quando o homem sofre um estimulo sexual, os espermatozoides saem do epidídimo, através dos ductos deferentes, e são encaminhados até as glândulas seminais, e, em seguida, para a próstata. As glândulas seminais e a próstata são glândulas anexas que produzem substâncias que são capazes de nutrir os espermatozoides. Depois de passar por essas glândulas anexas, o esperma ou sêmen é encaminhado à uretra, de onde será expulso.
O pênis é o órgão copulador do sistema reprodutor masculino. É considerado o principal órgão do aparelho sexual masculino, sendo formado por dois tipos de tecidos: dois corpos cavernosos e um corpo. Na extremidade do pênis encontramos a glande, a cabeça do pênis. A pele que envolve o pênis é chamada prepúcio e com a manipulação do mesmo, ocorre