teoria da firma
Teoria do Agente, Teoria da Firma e os Mecanismos de
Governança Corporativa no Brasil
Raquel Lourenço do Carvalhal
Ricardo Bordeaux-Rêgo
UFF
Resumo
O objetivo deste trabalho é dar uma contribuição para a pesquisa em Governança
Corporativa por meio de revisão de literatura sobre as Teorias do Agente e da Firma, importantes referenciais sobre o assunto. A partir da revisão de literatura, o trabalho foca na ligação entre as teorias estudadas e os tipos de contratos e as ferramentas para alinhamento de interesse entre as partes. Finalmente, é feita uma reflexão sobre os mecanismos de governança utilizados no Brasil para amenizar os conflitos entre firma e mercado e incentivar os agentes a adotarem uma conduta que torne o mercado mais eficiente. Palavras-Chave: Teoria do Agente, Teoria da Firma, Governança Corporativa.
Abstract
The objective of this paper is to give a contribution to research in corporate governance by reviewing the literature on Agent and Firm Theories. From the literature review, the work focuses on the connection between the theories studied and the types of contracts and the tools to align the interests of the parties. Finally, it is a reflection on the governance mechanisms used in Brazil to ease conflicts between the firm and the market and encourage staff to adopt a conduct that will make the market more efficient.
Key Words: Agent Theory, Theory of the Firm, Corporate Governance.
1
RELATÓRIOS DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO V. 10 N. 13
1. Introdução
Os estudos em economia, durante muito tempo, segundo Brealey, Myers e Allen,
(2008) partiram do princípio de que todos os intervenientes de uma empresa moderna agiam para o bem comum. Nos últimos 30 anos, entretanto, muito foi estudado sobre os possíveis conflitos de interesses e o modo como as empresas tentam ultrapassar esses conflitos. Essas idéias constituem, no seu conjunto, a chamada