Teoria da firma
PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL
TEORIA DA FIRMA
SÃO PAULO
2013
UNIVERSIDADE ESTACIO
PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL
TEORIA DA FIRMA
ALUNOS: Débora Corrêa Erica Vargas Caetano da Silva Ettore Delgado Léria Cristina Bassini Marcos Diego Michela Ramos Estrela
Paulo Viana
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Economia de Marcado, do curso de pós-graduação em gestão empresarial, da Universidade Estácio ministrado pelo professor Marcelo.
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
No trabalho que segue passaremos através de pesquisa realizada o conhecimento adquirido referente aos temas econômicos: Produção e Teoria da Firma.
A Teoria da Firma é um conceito criado pelo economista britânico Ronald Coase em seu artigo The nature of the Firm, 1937.
Coase explica que as firmas são organizadas para atuarem nos mercados com objetivo de reduzir os custos de transação que são os incorporados por terceiros nas negociações econômicas do mercado ( custos de informações, custos contratuais e etc ... ). Em outras palavras, para o criador dessa teoria os agentes econômicos não atuam diretamente no mercado, as empresas são criadas e estruturadas para tanto.
A teoria da firma continua atual, se resume em organização, planejamento e estuda o comportamento da empresa de acordo com a visão microeconômica e subdivide-se em:
Teoria da Produção: Visa Indicar ao empresário a base necessária para a tomada de decisões e planejamento estratégico no que se refere à produção do bem, dando condições de se chegar à oferta.
Teoria dos Custos: Essa tem por finalidade produzir a quantidade desejada com o mínimo de custo possível.
Teoria dos Rendimentos: Visa a Maximização dos Lucros.
Esperamos atingir o nosso objetivo com esse trabalho que é