Europa
A Europa possui uma área de 10,3 milhões de km², é limitado ao norte pelo Oceano Glacial Ártico, a oeste pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Mar Mediterrâneo, pelo Mar Negro, pelas montanhas do Cáucaso e pelo Mar Cáspio, e a leste, pelos Montes Urais e pelo Rio Ural.
O litoral europeu é bastante recortado e apresenta seis importantes penínsulas: Ibérica, Itálica, Balcânica, Escandinava, da Jutlândia, e de Kola e várias ilhas e arquipélagos, entre os quais as Ilhas Britânicas, a Islândia, Córsega, Sardenha, Sicília, Creta, os Açores e Madeira.
Na parte central do continente o relevo é basicamente de planície e ao sul encontramos os maciços antigos: Pireneus, Alpes, Apeninos, Cárpatos e Cáucaso cujas montanhas são altas, e com picos cobertos por neves eternas.
A hidrografia europeia apresenta rios de pequena extensão e muito caudalosos, em sua maioria são navegáveis, o que facilita o transporte. Podemos destacar os rios: Reno, Sena, Ródano, Volga e Danúbio.
O Danúbio sem destaca por passar por três importantes capitais: Viena, Budapeste e Belgrado. Os principais mares do continente europeu são: Mediterrâneo, Negro, Adriático, do Norte, Báltico da Noruega, Egeu e Cáspio.
O clima de quase toda a Europa é Temperado podendo ser encontrados os tipos: Temperado oceânico, na parte ocidental do continente e Temperado continental que ocorre no interior do mesmo. O clima Mediterrâneo ocorre ao sul, no extremo norte predomina o clima polar, e o clima frio de montanha acontece nas áreas de elevada altitude.Os fatores que são responsáveis pela determinação do clima são: posição geográfica, litoral recortado, correntes marítimas e a disposição das formas de relevo.
Diversos tipos de vegetações podem ser encontradas ao longo do continente. As principais são: tundra, floresta boreal, floresta temperada, estepes e vegetações mediterrâneas, como maquis e garrigue.
Economia da Europa
A multiplicidade de nações