Europa
Clima: predomina o temperado, com variações continentais e oceânicas. Há também áreas de clima mediterrâneo (ao sul), polar (ao norte) e alpino (nas altas montanhas).
Relevo: composto, principalmente, por planícies (destaque para a do sul da Inglaterra, as do norte da França, da Alemanha e da Itália e a Rússia). Dobramentos modernos aparecem ao sul da Europa e formam a cadeia Alpina, que inclui Pirineus, Alpes, Apeninos, Cárpatos, Bálcãs e Cáucaso.
Hidrografia: os rios mais importantes são o Volga (Rússia), o Danúbio (que nasce na Alemanha, atravessa sete países e deságua no mar Negro) e o Reno (que corta a região mais industrializada da Europa, incluindo Alemanha e França, e desaguando no porto de Roterdã, na Holanda).
Aspectos econômicos, políticos e humanos
Europa ocidental: principal região econômica da Europa, engloba Alemanha, França e Reino Unido - as economias mais fortes da Europa. Concentra a maior parte das indústrias europeias e também é favorecida por um sistema de transportes moderno, rápido e multimodal, que permite intensa circulação de mercadorias e de pessoas.
Europa centro-oriental: envolve os países da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), detentores dos piores índices socioeconômicos da Europa e marcados por alta disparidade de renda. Sua economia caracteriza-se por indústrias pesadas e de base, além de atividades extrativistas e agrícolas.
União Europeia (UE)
Começou com o Tratado de Roma, assinado em 1957 por Benelux (antigo bloco formado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo), França, Alemanha e Itália. A partir daí, os países, já integrados economicamente, estabeleceram integração política e a livre circulação de mercadorias, de capitais, de serviços e de pessoas.
Em 1992, o Tratado de Maastricht implementou o euro (moeda emitida pelo Banco Central Europeu para circular nos países da UE), criou uma política externa e um plano de defesa comum aos membros do bloco.
Desde