Europa
Com uma área de 11.400.000 km, a Europa estende-se a oeste dos Montes Urais como um prolongamento da grande massa continental que é a Ásia. É o mais marítimo dos continentes, com um litoral extremamente recortado
É formado por um conjunto de penínsulas e ilhas que representam, respectivamente, 19% e 18% da área total. Encontram-se totalmente no Hemisfério Norte e quase integralmente na zona temperada, sendo seus limites:
A Europa é a parte ocidental do supercontinente euroasiático. Embora geograficamente seja considerada uma península da Eurásia, os povos da Europa têm características culturais e uma história específica, o que justifica que o território europeu seja geralmente considerado como um continente.
A quase totalidade do continente inclui-se no mundo desenvolvido. A agricultura, mecanizada, emprega em média apenas 10% da população economicamente ativa, enquanto um terço desta é ocupado na indústria e a maior parte é absorvida pelo setor terciário. A União Européia (UE), compreendendo 27 Estados Membros, é a maior e mais importante entidade política, econômica e cultural do mundo.
Clima e formações vegetais
Relevo
O relevo europeu é constituído basicamente por duas unidades de relevo, que são as planícies e os maciços antigos, ocupando especialmente o centro e o norte do continente. Existem também os dobramentos modernos que são compostos por áreas montanhosas, provenientes do pouco tempo de processo erosivo, portanto sofreu pouco desgaste, essa característica é comum desde o sul até a Península Ibérica.
Dentre os dobramentos modernos e de relevo mais elevado, os principais são: os Pireneus, ocupa uma área de 450 quilômetros entre os limites territoriais da França com a Espanha, em alguns pontos as altitudes podem atingir 3.000 metros. Os Alpes, ocorre em uma extensão de 1.100 quilômetros e atravessa o território da França, Itália, Alemanha, Suíça e Áustria; e o ponto mais elevado é o Monte Branco com