importancia dos jogos educacionais
**Em razão desses diferentes pressupostos, alguns educadores receiam a antecipação de práticas pedagógicas tradicionais do Ensino Fundamental antes dos 6 anos (exercícios de prontidão, cópia e memorização) e a perda do lúdico. Como se a escrita entrasse por uma porta e as atividades com outras linguagens (música, brincadeira, desenho etc.) saíssem por outra. Por outro lado, há quem valorize a presença da cultura escrita na Educação Infantil por entender que para o processo de alfabetização é importante a criança ter familiaridade com o mundo dos textos.
10. A importância do jogo na aprendizagem
Os jogos conduzem os educando a uma participação e a um envolvimento superior aos conseguidos noutro tipo de atividades. A observação do desenvolvimento do jogo e da postura dos alunos no início, durante e após o jogo, fornecem informações de grande valor ao educador.
O processo de aprendizagem ocorrerá de forma lúdica e concreta.
Desenvolve a capacidade de observação, comparação e atenção.
É espontâneo e voluntário.
Necessita da participação ativa por parte de quem joga. Permite que a criança construa, dirija e viva experiências.
Envolve a sensorialidade, a percepção, o afeto, coordenação motora, o pensamento, a imaginação, etc.
11. Jogos: No processo de alfabetização Crianças em processo de alfabetização, os jogos permitem com que elas assimilem melhor e se familiarizem com as letras,os números, as formas, as cores, e desenvolve a percepção de que existe uma lógica. Os jogos proporcionam uma boa brincadeira, e as fazem ver o aprendizado como algo interessante e divertido. Sendo assim , o tema por mais difícil de ser ensinado e compreendido, é melhor absorvido