Jogos Educacionais
Faculdades Nordeste (DeVry Brasil) Fortaleza – CE – Brasil mtbuarque@gmail.com Resumo. Este trabalho apresenta a importância da utilização de jogos digitais como estímulo do aprendizado infantil, comprovando que aprender pode ser muito mais interessante quando utilizamos métodos de ensino mais atrativos para as crianças. Os resultados mostram que essa forma de ensino aumenta o interesse dos alunos em fase de aprendizado.
1. Introdução
Muitas crianças possuem dificuldades em aprender determinadas matérias devido a maneira monótona e sacal com que muitos professores utilizam para ensinar. O modo tradicional de ensino nas salas de aula não são atrativos e, na maioria da vezes, cansam os estudantes. Matérias que possuem assuntos extensos e que necessitam do verdadeiro entendimento, e não apenas do decorar, são as mais complicadas para muitos discentes.
Apesar da importância de softwares na formação infantil, ainda existem muitas dificuldades ao elaborar programas voltados para o aprendizado. Os jogos educacionais são pouco utilizados em sala de aula devido à dificuldade que os professores têm em encontrar bons jogos. Essa dificuldade é consequência da falta de profissionais capacitados para o desenvolvimento. São tidos como jogos educacionais aqueles que possuem finalidade pedagógica e que facilitam a aprendizagem de um determinado conteúdo.
Os jogos educativos são recursos poderosos por estimular o aprendizado através da diversão, ajudando no desenvolvimento de habilidades perceptivas, respeito às regras, disciplina, auto controle entre outros. Funcionam, também, como estimulantes para a descoberta de soluções para diversos problemas. O papel dos orientadores é fundamental para que um jogo consiga atingir o objetivo proposto. Para isso, o tema abordado deve ser muito bem trabalhado, para que todo o conteúdo pedagógico esteja presente no jogo e repassado para o aluno.
2.