criminalistica
Garantismo penal: fundamentado por Luigi Ferrajoli, o criminoso independente do crime que ele comete, o mesmo tem que ser tratado como cidadão cumprir todas legalidades previstas na constituição federal, não podendo cumprir pena excessiva e nem tão branda.
Justiça restauradora: é você ficar frente a frente com o criminoso que matou seu ente querido fazendo com o que o criminoso se arrependa do que cometeu e ao sair da cadeia se torne um cidadão do bem e constitua sua família e trabalhe. Este sistema é você tocar o psicológico do criminoso para que ele também não se torne reincidente.
Direito penal do cidadão x direito penal do inimigo: para Jakobs , o inimigo é todo aquele reincidente ou que ponha em risco a própria existência do estado. Ofende a constituição pela pratica de penas excessiva. E o cidadão para Jakobs é aquele pai de família o trabalhador.
Violência contra mulheres e a lei Maria da penha: esta lei foi criada para a proteção de mulheres que eram e são agredidas pelos seus maridos e companheiros. Ação incondicionada em casos de agressão, não permitindo que à agredida desistir da ação. Em casos que ofende a moral, ela pode desistir da ação porque não houve agressão por ser ação privada.
Liberdade de expressão, estado político Black blok: as pessoas tem o direito de expressar suas indignidades sobre as condições do pais que seria contra a política, saúde etc. Mas que muitos se confundem , que se manifestar não é depredar monumentos públicos e privados. Atualmente estas manifestações se dirigem contra a copa realizada no nosso pais. Eles reivindicam o gasto pelos estádios e com razão, deixando de lado a saúde, educação e segurança. Estes gastos poderiam ser muito bem aproveitado na saúde por exemplo fazendo mais hospitais e etc. No caso dos Black blok, ele nem sabem o que o povo esta reivindicando, o que eles querem é bagunçar, quebrar monumentos públicos e privados. Eu sou da opinião que a policia tem que dar um tratamento