REINO PLATAE
Elas têm sido divididas em dois grandes grupos:
Criptógamas: cripto = escondido e gamae = gametas. Elas são plantas com estruturas produtoras de gametas pouco evidentes, como as samambaias e os musgos.
Essas são subdivididas em:
Briófitas: não possuem vasos especializados em transporte de seivas e são plantas pequenas, como os musgos e as hepáticas.
Pteridófitas: possuem vasos produtores de seivas, como as samambaias.
Obs.: As plantas que possuem vasos são chamadas de plantas vasculares ou traqueófitas e são plantas de maior porte do que as avasculares.
Fanerógamas: fanero = visíveis. Plantas que possuem estruturas produtoras de gametas bem visíveis, e como desenvolvem sementes são denominadas espermatófitas, como por exemplo, os pinheiros, coqueiros, roseiras, etc.
Subdivididas em:
Gimnospermas, sperma= semente, gimno = nu: possuem sementes, chamadas de nuas, pois não estão no interior dos frutos, mas não formam frutos. Ex.: pinheiro-do-paraná.
Angiospermas, angio = urna: suas sementes se encontram no interior dos frutos, que nascem devido ao desenvolvimento do ovário da flor. Ex.: laranjeira.
Como as plantas podem ser classificadas.
O reino das plantas é constituído de organismos pluricelulares, eucariontes, autótrofos fotossintetizantes.
É necessário definir outros critérios que possibilitem a classificação das plantas para organizá-las em grupos menos abrangentes que o reino.
Em geral, os cientistas consideram como critérios importantes: a característica da planta ser vascular ou avascular, isto é, a presença ou não de vasos condutores de água e sais minerais (seiva bruta) e matéria orgânica (a seiva elaborada); ter ou não estruturas reprodutoras (semente, fruto e flor) ou ausência delas.
Os nomes dos grupos de plantas
Criptógama: palavra composta por cripto, que significa escondido, e gama,