Perfil do Coordenador Pedagógico
RIO DE JANEIRO/ 2014
Trabalho apresentado como requisito parcial para a disciplina: Coordenação Pedagógica do Curso de Pedagogia.
O PERFIL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Percebe-se que exercer a função de coordenador pedagógico principalmente nos dias atuais, não é fácil. Especialmente frente a tantas atribuições que são impostas a este profissional. Suas tarefas são numerosas e para dar conta de desenvolver todas com eficiência este profissional deve antes de tudo estar respaldado em conhecimentos teóricos, que o norteie como ferramenta para desenvolver uma prática que venha a suprir as necessidades da instituição a qual ele esta inserido.
Ressalta-se também a sobre carga e o acúmulo de funções, muitas vezes, exercidas por este profissional que não lhe competem ao cargo. Por exemplo, substituir a falta de um professor, cuidar de funções financeiras e burocráticas, entre outras. Exercer esses tipos de tarefas o distancia do foco de suas funções, fazendo que não as cumpra na maioria das vezes, com a eficiência desejada e necessária.
É preciso que, para ocupar tal cargo, o sujeito esteja ciente das atribuições que lhe compete e esteja disposto a “vestir a camisa” da instituição, pois estará ocupando um lugar de intercâmbio entre todos: docentes, discentes, responsáveis, e funcionários de todos os setores da instituição.
Pensando em tudo isso, conclui-se que, ser coordenador pedagógico, exige lidar com grandes responsabilidades: ter uma liderança democrática, priorizar as atividades pedagógicas, valorizar as habilidades daqueles que fazem parte de seu ciclo de trabalho, trabalhar os relacionamentos interpessoais, incentivar e cooperar de forma positiva para a resolução das dificuldades apresentadas, visando sempre melhorar o processo de ensino aprendizagem da instituição, entre outras atribuições.
É um tipo de trabalho, que nunca se estará totalmente preparado para administrar, pois não existe formula nem