O coordenador pedagógico e sua contribuição para a prática docente
Quitéria Rosa Pereira Oliveira (Mestranda em Ciências da Educação)
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo principal investigar a atuação dos coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de São José da Tapera em seu campo de trabalho e a relação teoria e prática docente, observando de que modo a formação inicial desse coordenador corrobora com o desempenho de seu trabalho e, além disso, que tipo de investimentos em formação continuada em trabalho o município dispõe para a qualificação destes profissionais. Neste pensamento, evidenciaremos ideias e propostas de trabalho do coordenador pedagógico e sua busca pela identidade profissional, que serão investigados e relacionados com o papel que desempenham dentro da comunidade escolar. A pesquisa será realizada em uma abordagem qualitativa (MINAYO, 2012), a partir do acompanhamento de oito coordenadores pedagógicos que atuam em escolas da zona rural e da zona urbana, enfocando o cotidiano escolar. A investigação nos permitirá coletar dados e estudar processos relacionais entre coordenador pedagógico e professores, assim como também situações de convivência que permeiam a ação do coordenador pedagógico em relação ao trabalho docente e em conformidade com a realidade das escolas campo de estudo.
Palavras-chave: coordenação pedagógica, identidade profissional e prática docente.
1. INTRODUÇÃO
Esta pesquisa se propõe a investigar o papel do coordenador pedagógico e sua contribuição para a prática docente nas escolas da Rede Municipal de Ensino de São José da Tapera, no estado de Alagoas. Nesta perspectiva, esta investigação abordará a metodologia qualitativa, pois como afirma Minayo,
O universo da produção humana que pode ser resumido no mundo das relações, das representações e da intencionalidade e é objeto da pesquisa qualitativa dificilmente pode ser traduzido em números e indicadores quantitativos (MINAYO, 2012, p. 21).
A escolha do tema para a