ARTIGO APARECIDA 30 DE JULHO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
À ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.
Maria Aparecida da Costa Nogueira1
Instituto Federal do Amazonas – IFAM
Email: mariaaparecidacostanogueira@hotmail.com
Profª. MSc.2 IFAM-Campus Manaus Distrito Industrial e-mail
RESUMO
Este artigo tem a finalidade discutir à atuação do coordenador pedagógico como agente facilitador do processo ensino-aprendizagem frente sua atuação diversificada dentro da unidade escolar, local do exercício de liderança deste profissional, com certeza se mostram pontuais na organização e desdobramento das atribuições do coordenador em relação ao seu papel, em relação a sua obrigação teórico-metodológico, ao estabelecimento de ensino um ambiente organizacional propício ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico que respeite as distintas vozes que se apresentam no âmbito escolar. Para que esse trabalho fosse desenvolvido utilizamos a pesquisa qualitativa, foram selecionados alguns pontos recorrentes para a discussão do objeto de estudo, o que possibilitou a constatar que a prática pedagógica se constrói pela contribuição de todos os atores sociais, cujo sujeito facilitador, pode ser materializado, dentre outros, na figura do coordenador pedagógico.
Palavras chave: como surgiu, formação de professores, coordenador pedagógico
ABSTRACT
1.0 Introdução
Este trabalho é fruto de algumas ponderações sobre a prática como professora, coordenadora e de inquietações e inconformidade com algumas situações do cotidiano. Sempre foi consciente da necessidade da busca de uma formação mais ampla, que fizesse compreender, através da teoria a pratica em sala de aula.
Durante algum tempo questionou-se com as coordenadoras pedagógicas a forma como atuavam, percebeu-se a falta de argumentos, mesmo porque hoje compreende-se que eram