juci
Lugar de mulher é na cozinha! Foi-se o tempo em que essa afirmaçao remetia a realidade sobre o papel da mulher na sociedade. Com o passar do tempo, as mulheres viram a necessidade de buscar seu espaço e se provarem capazes de realizar determinadas tarefas, tornando-se assim independentes.
A principio na sociedade o ambito de trabalho da mulher era restrito ao meio domestico. Contudo é visivel uma mudança de comportamento social por parte do sexo femino, frente ao mercado de trabalho estas vem mostrando-se aptas a ocuparem determinados cargos em empresas, antes ocupados apenas por homens, e exercerem tal funçao com otimo nivel de eficiencia. Elas tambem estao mais presentes em todos os niveis de ensino do país procurando obter qualificaçao necessaria a ocupaçao das mais variadas vagas no mercado de trabalho.
Apos um longo tempo de inercia no meio politico, estas passaram a ter certa assuidade nesse meio. Passaram a ocupar inumeros cargos, que da mesma maneira do mercado de trabalho eram exclusividade masculina. Alem disso alguns estudos relacionam a presença da mulher no poder com a reduçao dos indices de corrupçao, mas não a erradicaçao desses indices. Elas tambem buscam maior aprovaçao de leis de ambito familiar, que direta ou indiretamente afeta a ambos os sexos.
Apesar de todas essa mudanças ocorridas no decorrer dos anos, o preconceito em relaçao a mulher e sua atuaçao em diversos campos ainda gera inumeros preconceitos. Há uma certa diferença salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo, sem falar quer apesar da competencia feminina, os homens sempre ocupam cargos superiores. Houve o aumento da participaçao delas na politica, o numero de homens no poder e esmagador em relaçao ao de mulheres, valendo-se ainda do fato de os espaços mais institucionalizados serem ocupados pelo sexo masculino.
Dessa forma podemos perceber que o preconceito ainda mostra-se como um obstaculo presente a ascenssao da mulher a sociedade,