Principais vias metabólicas de produção de energia
A energia pode ser fornecida ás células á medida que se torna necessária. O mecanismo orgânico que mantém o fornecimento de energia no corpo inicia-se a partir de um carreador especial para energia livre, chamado adenosina trifosfato (ATP), que é utilizada como a moeda energética da célula. O ATP é o transportador universal de energia metabólica e une o catabolismo e o anabolismo; cuja principais finalidade é atuar no desempenho de trabalho mecânico na contração muscular e em outros movimento celulares, o transporte ativo de moléculas e iontes e a síntese de macromoléculas e outras biomoléculas a partir de precursores simples.
Forma-se ATP a partir de ADP e Pi, quando as moléculas alimentares são oxidadas em seres quimiotróficos. Esse ciclo ATP-ADP é o modo fundamental de troca de energia em sistemas biológicos. No músculo a essa energia ativa liberada pela quebra do ATP em ADP em locais específicos, sobre elementos contráteis, induzindo o encurtamento da fibra muscular. Apenas uma pequena parte de ATP fica armazenada dentro da célula. Essa situação gera um mecanismo sensível para manter e regular o metabolismo energético na célula.
ATP (Trisfofato de Adenosina)
A energia que e obtida através da ingestão dos alimentos, não e transferida diretamente para as células. Ocorre a oxidação dos macronutrientes que são recolhidos e conduzidos através do composto rico em energia Trifosfato de Adenosina ou ATP.
A energia potencial dentro dessa molécula nucleotídeo aciona todos os processos celulares que necessitam de energia, em essência, o papel de doador de energia-receptor de energia do ATP representa as duas principais atividades transformadoras de energia da célula:
Extrair energia potencial contida nos alimentos e conservá-la dentro das ligações de ATP
Extrair e transferir a energia química contida no ATP para acionar o trabalha biológico
Ácido Lactico
O ácido láctico ou lático é um composto orgânico de função mista ácido carboxílico –