Geometria Espacial
Trabalho de Matemática
Geometria Espacial
Aluno: Gianluca Péres Mancuso
Professor: Giuseppe
Nº: 8
TIN 2A
Sumário
Capa
Sumário
Introdução
1. Geometria Espacial pág.4
2. Poliedros Regulares pág.5
3. Teorema de Euler pág.6
4. Conclusão pág.7
5. Referência pág.8
Introdução
Geometria Espacial é o estudo da geometria no espaço, em que estudamos as figuras que possuem mais de duas dimensões. Essas figuras recebem o nome de sólidos geométricos ou figuras geométricas espaciais e são conhecidas como: prisma (cubo, paralelepípedo), pirâmides, cone, cilindro, esfera.
Geometria Espacial
As civilizações antigas já utilizavam a geometria no seu cotidiano. Antes de Cristo, a Mesopotâmia, o Egito utilizava de seus conhecimentos geométricos para a construção de obras, para controlar as enchentes, para remarcar os limites das propriedades agrícolas, construção de pirâmides e outras.
Logo após, surgiu na Grécia vários filósofos (estudiosos), como Tales, Platão, Perseu, Eudoxo, Euclides de Alexandria, Pitágoras, que demonstraram e provaram algumas teorias na geometria, dentre elas podemos destacar: Semelhança de triângulo, Teorema de Pitágoras, Criação da trigonometria.
A geometria que estudamos no ensino fundamental e médio é dividida em Geometria plana, Geometria no espaço (geometria espacial) e Geometria analítica. Se observarmos cada figura citada acima, iremos perceber que cada uma tem a sua forma representada em algum objeto na nossa realidade, como:
Prisma: caixa de sapato, caixa de fósforos.
Cone: casquinha de sorvete.
Cilindro: cano PVC, canudo.
Esfera: bola de isopor, bola de futebol.
Essas figuras ocupam um lugar no espaço, então a geometria espacial é responsável pelo cálculo do volume (medida do espaço ocupado por um sólido) dessas figuras e o estudo das estruturas das figuras espaciais.
Poliedros