Condutividade
Sumário 1
CONDUTIVIDADE 2
1.INTRODUÇÃO 2
2.CONCEITO 2
2.1.CONDUTIVIDADE ELÉTRICA 2
2.2.CONDUTIVIDADE TÉRMICA 3
2.3.RELAÇÃO ENTRE AS CONDUTIVIDADES 3
3.IMPORTÂNCIA PARA AS ENGENHARIAS E APLICAÇÃO 4
4.MATERIAIS COMUNS 4
5.MATERIAIS CONDUTORES 5
6.MATERIAIS ISOLANTES 6
7.MATERIAIS SEMICONDUTORES 7
8.CONCLUSÃO 8
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
CONDUTIVIDADE
1. INTRODUÇÃO
A utilização de materiais específicos na área de engenharia é essencial para que um projeto seja o melhor possível. Esses materiais devem apresentar características muito importantes, e uma destas características é a condutividade. Condutividade é a facilidade com que determinado material tem de transferir “energia”. Normalmente, há dois tipos de condutividade: elétrica e térmica, ambas dependem da composição físico-química. Ou seja, mudando a composição química ou estado físico do material é possível transformá-lo de um material isolante em um condutor, essa propriedade é muito importante para que o engenheiro possa ter várias opções no momento de escolher o que será utilizado. Condutividade elétrica é a facilidade que um material tem de transferir corrente elétrica. Enquanto que a condutividade térmica é a facilidade em transferir calor. Estes dois tipos de condutividade podem coexistir em um mesmo material, como nos metais, e este trabalho tem o objetivo de explicar a razão.
2. CONCEITO
A condutividade é uma propriedade que determinados materiais têm de transportar cargas elétricas ao longo de sua rede de átomos, e em oposição a esse movimento existe a resistividade.
2.1. CONDUTIVIDADE ELÉTRICA
Representada pela letra , é indicada para especificar as características elétricas de um material. É inversamente proporcional a resistividade e indica com facilidade o quanto de corrente elétrica um material é capaz de transportar. A unidade segundo o Sistema Internacional (SI) é a recíproca de ohm-metro, isto é, [(Ω-m)-1]
Os materiais