Condutividade
Condutividade Elétrica e Solubilidade
1. Introdução
-Condutividade
A teoria de Arrhenius (explica o fato de algumas substâncias conduzirem e outras não conduzirem a corrente elétrica em uma solução aquosa), a condutividade elétrica só vai produzir energia quando o soluto misturado em algum solvente se dividir em partículas cada vez menores, em algumas divisões não passa das moléculas e por isso não produz corrente elétrica. Para ocorrer a corrente elétrica a solução tem que se dividir além das moléculas, dividindo-se em partículas ainda menores, transformando isso em cargas elétricas, denominadas íons.
Uma solução necessita de íons para poder gerar a corrente elétrica, os íons é uma química que esta carregada, ou seja ela possui ânions e cátions. Os ânions são carregados de cargas negativas e os cátions de carga positiva. Para se obter íons em uma substância tem varias formas de você gerar isso, umas delas é a dissociação iônica que na maioria das vezes ocorre nos sais e nas bases, e a ionização ocorre apenas para fazer a separação dos íons.
-Solubilidade
Realizar misturas é muito comum na química, pois é esse procedimento que permite a produção e descoberta de novas substancias. Uma serie de fatores influenciam na hora de fazer uma solução (soluto e solvente). Um desses fatores é a solubilidade da substancia.
Solubilidade, ou Coeficiente de solubilidade, é a máxima quantidade de uma substância que pode ser dissolvida em uma quantidade especifica de solvente a uma dada pressão ou temperatura. A polaridade das substancias influenciam na solubilidade. Uma substancia pode ser polar ou apolar. Substancias polares se misturam apenas com outras polares, apolares apenas com apolares e em substancias com polaridades diferentes não há tendência de solubilização. Um exemplo para essa caso é a mistura de gasolina (apolar) e água (polar).
1.2 Unidades
-A condutibilidade é expressa em ohm-metro.
- A