Condutividade
O que é condutividade elétrica em amostras?
A condutividade elétrica da água representa a facilidade ou dificuldade de passagem da eletricidade na água. Os compostos orgânicos e inorgânicos contribuem ou interferem na condutividade, de acordo com sua concentração na amostra, e a correta representação da temperatura possui um fator preponderante na medição correta da condutividade elétrica.
Valores de condutividade elétrica da água são utilizados há décadas como indicativos da qualidade da água, com sua representação pelo Sistema Internacional em unidades miliSiemens por cm2 (mS/cm2) ou micro Siemens por cm2 (uS/cm2).
Na “água destilada” ou “água deionizada”, conceito de água isenta de outros componentes que não seja H2O, a condutividade é praticamente zero uS/cm2, o que indica que a água é um isolante elétrico. Portanto a obtenção de “água destilada” originária da simples evaporação e condensação da água utiliza conceitos simples e pode ser obtida por qualquer estudante de ensino médio, desde que utilizando técnicas e equipamentos adequados. Porém, a água é um solvente universal e em interação com o meio acaba por incorporar compostos gasosos em sua composição, pelo simples contato com o ar o que altera sua composição até a obtenção do equilíbrio com os gases do meio. O mais comum é utilizarmos água destilada (processo de condensação) ou deionizada (quando os sais são removidos), onde a condutividade está em valores entre 0,5 uS/cm2 a 5 uS/cm2.
O que representa a Condutividade Elétrica em uma amostra de água?
A condutividade elétrica em uma água é representada em sua maioria por sólidos dissolvidos em água, dos quais se destacam dois tipos: compostos iônicos e compostos catiônicos. Os compostos iônicos (cargas negativas, que possuem elétrons livres na camada de valência) são sólidos que se dissolvem em água e caracterizados como sendo cloretos, sulfatos, nitratos e fosfatos. Os compostos catiônicos (cargas positivas, que perderam elétrons na