GEOMETRIA ESPACIAL
Geometria no Cotidiano
Disciplina: Matemática
Componentes:
Turma:
Série: 3° ano
Professora: Glades.
Justificativa
A Geometria ajuda o aluno a apreciar e valorizar as formas que existem ao seu redor, ajudando-o a relacionar idéias geométricas com números e medições. Na sala de aula ao trabalhar, os alunos se interessam de modo natural e espontâneo. A Geometria está presente em toda parte. Este conhecimento básico de geometria serve para se orientar, se comunicar, estimar distâncias, fazer medidas ou apreciar as formas da natureza e das artes. A mudança de hábito infanto-juvenil, devido ao fato de seus objetos de interesse passarem a se apresentar prontos ou virtualmente prontos, contribuem para o não desenvolvimento da aptidão espacial, além do processo de desvalorização da área gráfica.
Objetivo
Verificar a utilidade e mostrar a presença da geometria no nosso dia a dia. Aumentar o interesse dos alunos nesta área e melhorar a sua visão espacial, auxiliando-os na distinção entre o tridimensional e o plano. Explorando as características dos sólidos, cubo e paralelepípedo. Aproveitar as embalagens montadas como fazer esferas de papel cartão, para observar as perspectivas de cada figura, com os cilindros, cones e pirâmides podemos fazer construções interessantes.
Geometria no Cotidiano
É difícil determinar a origem da Geometria, uma vez que a escrita é posterior a ela. Podemos, compreender as razões do seu surgimento. O homem criou a Geometria porque precisava medir as terras e definir os limites das propriedades, idéia que se contrapõe aquele segundo a qual a geometria é fruto da ociosidade dos sacerdotes. Alguns séculos de estudo e contribuições á geometria se passaram até que as disputas ocorridas após a morte de Alexandre fizessem de Ptolomeu Sóter o rei da parte egípcia do império a ele se deve a criação da Biblioteca e do Museu de Alexandria, que adquiriram aspectos de