Vias metabólicas
BIOQUÍMICA APLICADA AO EXERCÍCIO FÍSICO: SISTEMA DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA ANAERÓBIO E AERÓBIO.
SÃO PAULO
2013
Vias Metabólicas
Para produção de energia que utilizamos para realizar qualquer atividade, existem processos naturais, dos quais são essenciais para a vida. Analisando os casos em cada distância percorrida, para atleta e não atleta existe um tipo de energia produzida e consumida.
As vias metabólicas são processos de obtenção, ou produção, de energia requerida para exercer tal atividade. Nas células encontramos uma organela responsável por receber carboidratos, aminoácidos e lipídios que geram energia usada na síntese de ATP. Em detalhe mais a frente, duas reações importantes na produção de energia são o Ciclo de Krebs e a Cadeia respiratória.
O Ciclo de Krebs trata-se de uma sequência de reações onde substâncias são oxidadas liberando átomos de hidrogênio para a produção de energia na cadeia respiratória. Esse é considerado um processo aeróbico por receber também oxigênio.
O carboidrato que citamos, degradado em glicose torna-se nossa fonte imediata de energia, ou reserva, isso significa que ele pode ser degradado ou queimado onde ocorre o fenômeno no citoplasma, mediante a ação das enzimas e também dentro da mitocôndria como citado acima.
Em estudo, as vias glicoliticas se dividem em anaeróbica e aeróbica. A via anaeróbica degrada glicose não necessitando de oxigênio, diferente da via aeróbica que degrada glicose consumindo oxigênio.
Diferença de tempos entre integrantes do grupo e recordistas olímpicos para provas de 100 metros rasos e 400 metros rasos
As diferenças dos tempos estão relacionadas diretamente ao treinamento, levando em consideração que o recordista olímpico é um atleta de alto rendimento e tem treinamento específico, uma alimentação regrada e treina mais de 4 horas todos os dias, e às vezes treina em dois períodos no dia. Para as provas de 100 metros rasos esses