vias metabolicas
Os 100m rasos existem, nesse formato, desde os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. É uma modalidade do atletismo, considerada a principal das corridas de velocidade. Seus vencedores recebem o titulo de homem ou mulher mais rápido (a) do mundo. Atualmente o detentor do recorde mundial masculino é Usain Bolt com o tempo de 9,58s obtido no mundial de atletismo de 2009 na Alemanha.
Objetivos
Identificar e detalhar as vias metabólicas utilizadas durante uma corrida de 100m destacando a via predominante e suas características.
CARACTERISTICAS GERAIS DO EXERCÍCIO
É considerada uma corrida de velocidade de curta duração que exige mais da potência do que capacidade do atleta.
Antes de correr os 100 metros, o atleta se encontra extremamente focado e concentrado. Ao se alinhar no bloco de largada, o organismo do atleta se prepara para “sofrer” nos próximos segundos. Ao sinal do tiro de largada, o atleta pressiona suas duas pernas contra o bloco e parte para a fase de aceleração. Durante a aceleração, cada passada pode receber até 3,5 vezes o peso do corpo de cada atleta.
Ainda com o tronco inclinado, o atleta usa toda sua força e técnica para aproveitar ao máximo cada passada. Já com uma postura ereta, a aceleração continua até cerca dos 60 metros, quando o atleta atinge a sua velocidade máxima na prova. Na prova masculina, Usain Bolt durante o recorde mundial chega a atingir quase 45 Km/h de velocidade máxima.
Nos próximos 20 ou 30 metros, o atleta mantém uma corrida, chamada de voo, pois cada passada dura menos que 0,1 segundo e já não tem a mesma força que tinham na fase de aceleração. Com o avanço dos treinamentos e técnicas de corrida, a fase de desaceleração quase não existe mais. Atletas campeões já são capazes de cruzar a linha de chegada ainda com sua velocidade máxima.
VIAS METABOLICAS ENVLVIDAS DURANTE O EXERCÍCIO
ATP/CP ou Anaeróbia Alática: (VIA