Vias Metabólicas
Bioenergética - Estudo da energia dentro dos seres vivos, descreve como os organismos vivos assimilam, transformam e usam a energia.
Metabolismo: Conjunto das reações químicas organizadas dentro de um ser vivo.
Catabolismo: Fase de degradação do metabolismo, onde moléculas orgânicas são convertidas em produtos finais menores e mais simples. Liberam energia. Reação exergônica e espontânea. ∆G < 0, ∆G negativo.
Anabolismo: Precursores pequenos e simples formam moléculas maiores e complexas. Necessitam de fornecimento de energia. Absorvem energia. Reação endergônica e não espontânea. . ∆G > 0, ∆G positivo.
Acoplamento Energético: Permite transformar um processo químico que não é espontâneo em espontâneo. Uma reação exergônica é utilizada na viabilização de uma reação endergônica. O acoplamento implica que a transferência de energia de uma reação à outra se faça por intermédio de um reagente comum às duas reações. Ex: ATP
1 ª Lei da Termodinâmica: Princípio da conservação de energia. A energia pode mudar de forma ou ser transportada de uma região para outra, mas não pode ser criada ou destruída.
2 ª Lei da Termodinâmica: O universo sempre tende para o aumento da desordem. Em todos os processos naturais a entropia do universo aumenta. ”Os seres vivos mantêm a sua organização desorganizando o ambiente.”
Reações de oxi-redução: Toda reação de oxidação encontra-se obrigatoriamente acoplada a uma reação de redução, qualquer reação de transferência de elétrons, implica a participação de um oxidante e um redutor.
Oxidação: fenômeno de perda de elétrons. Agente redutor, doador de elétrons.
Redução: fenômeno onde se ganha elétrons. Agente oxidante, captador de elétrons.
Portanto: aquele que se oxida é o redutor; aquele que se reduz, é o oxidante.
Lei de Hass: A soma da variação das energias das reações intermediárias é igual a variação total da via metabólica.
Desidrogenação: em moléculas orgânicas é sinônimo fenômeno de. Para