Matemática financeira
FINANÇAS CORPORATIVAS
Apresentação
Nas últimas décadas, o conceito de gestão mudou consideravelmente, em parte como resultado de um esforço de gerenciamento nos resultados. É notório que, os gestores das organizações buscam maximizar os resultados dos proprietários e atender os grupos de interesses, em especial tratando da responsabilidade social. Dessa forma, os princípios de administração financeira e a matemática financeira buscam contribuir num processo decisório diário permeado com uma perspectiva que vise retornos financeiros otimizados.
Neste curso de Matemática Financeira – uma introdução a Finanças
Corporativas o foco de atuação está nos cálculos financeiros voltados para as decisões de investimentos de longo prazo e no dimensionamento dos fluxos de caixa
Para isso, o curso descreve na primeira parte uma visão geral da matemática financeira, destacando o estudo do significado do valor do dinheiro no tempo.
O que é a matemática financeira? A matemática financeira é a aplicação de alguns assuntos da tradicional matemática estudada nos ensinos fundamental e médio que tem uma natureza mais abstrata.
É comum um certo desconforto com a matemática, pois muitas vezes esta é lecionada com pouco ou nenhum relacionamento com o nosso cotidiano. Esta é a proposta correta. A aplicação deve ser realizada por outras disciplinas, tais como: finanças, estatística, micro economia, macroeconomia entre outras.
A segunda parte descreve as noções de finanças corporativas de forma prática, tratando as decisões de investimento e financiamento. Primeiro é destacada a decisão de investimento, principal decisão financeira, em linhas gerais o nosso foco está em avaliar um projeto buscando aprovar ou rejeitar utilizando critérios econômicos e financeiros,
destacando a importância do correto dimensionamento dos custos envolvidos e da rentabilidade a ser obtida em uma alternativa de investimento.
A terceira parte descreve os