Anatomia do sistema auditivo
Sistema Auditivo
Por Ana Carla, Amanda, Demétrio e Moisés
Março 2013
Prefácio
“A audição tem função primordial na comunicação e preservação da espécie, já que está ligada a função de alerta. A surdez hoje afeta mais de 5 milhões de brasileiros e é considerada a segunda maior causa de perda da qualidade de vida pela Organização Mundial de Saúde, somente perdendo para a depressão.”
Arthur Menino Castilho Otorrino 2010
Anatomia da Audição
Anatomia da Audição
Fisiologia da Audição
O sistema mecânico dos ouvidos externo e médio é um importante componente para a sensitividade. Ele primeiro recolhe o som e em segundo o transmite para o ouvido interno. Quando as ondas sonoras atingem a membrana timpânica , essa vibra.
Fisiologia da Audição
Como ela esta ligada a três alavancas ósseas, martelo, a bigorna e o estribo, estes levam as vibrações ate o ouvido interno. O conversor de sons dentro do ouvido interno é a coclea, sua estrutura é formada por um sistema de tubos espiralados, onde o som ressoa. Nesses tubos existe uma membrana elástica, membrana basilar, onde ao longo dela existem celular ciliadas que convertem a energia vibratória em impulsos nervosos.
Fisiologia da Audição
Atingindo a membrana timpânica, tímpano, com ondas sonoras, a compressão e relaxamento alternados do ar próximo a membrana faz com que ela se mova para trás e para frente, onde esta ligada ao cabo do martelo.
“Quando movimentado o cabo do martelo, faz com que o estribo também se mova, em vai e vem, contra a janela oval da cóclea, transmitindo o som para o liquido coclear.”
Fisiologia da Audição
Se as ondas sonoras atuassem diretamente sobre a janela oval, não exerceriam pressão suficiente para deslocar o fluido coclear.
A pressão exercida pelo movimento no liquido coclear é 22 vezes maior do que seria se fosse feita diretamente na janela oval. A cóclea fica em uma câmara óssea no interior do osso temporal do