Administração
Neste presente artigo iremos analisar a integração das estratégias de logística e marketing com foco na melhoria da qualidade do serviço prestado, de forma que atenda as expectativas dos clientes explorando os níveis de relacionamento entre logística x marketing x cliente.
Adicionalmente, analisaremos a importância da sinergia entre o marketing e a logística no cenário atual de forma que o cliente seja sempre o beneficiário da integração.
De acordo com Cristopher (2007, p. 43) a maioria dos livros apresenta o marketing como se fosse o gerenciamento dos 4 P`s (Preço, Produto, Promoção e Praça), tendo mais ênfase nos três primeiros itens, uma vez que, a praça, que pode ser descrita por intermédio do clichê ‘‘o produto certo, no lugar certo, na hora certa’’, não era enfatizado nos esforços da função marketing. Estas principais características têm grande impacto diretamente nas operações logísticas.
Integrar estrategicamente a logística dentro dessa realidade se tornou atividade fundamental no intuito de reduzir custos e disponibilizar o produto ao cliente no momento certo, onde quer que ele esteja, permitindo sua satisfação e, por conseqüência, agregando valor ao produto ou serviço adquirido.
O desejo de qualquer empresa é agregar valor aos produtos e serviços prestados, de forma que sejam cada vez mais expressivos ao menor custo possível visando aumentar seus lucros e criando fortes laços de parcerias comerciais. Para que isto ocorra de forma sinérgica, é de vital importância evitar o descrédito e a perda de confiança, seja por parte do cliente, fornecedor ou até mesmo dos próprios colaboradores. Pois, caso contrário, os custos do processo serão elevados, podendo gerar graves problemas no relacionamento interpessoal e, não podemos descartar, a possibilidade de a empresa ter sua imagem danificada perante seus clientes.
O cliente dará prioridade à empresa que lhe oferecer mais benefícios e satisfação. Benefícios estes que podem ser considerados como: