Handebol
Nome: Nathalia Bertolini e Luigi Sakamoto
Números: 21 e 15
Professor: Douglas 9º ano A
Índice
História
Sistemas Defensivos e Ofensivos
Principais Conquistas Brasileiras
Bola
Bibliografia
História
Em 29 de outubro de 1917, surgiu uma modificação no aperfeiçoamento do Handebol. O professor alemão da Escola Normal de Educação Física de Berlim Karl Schelenz, com a colaboração de dois patrícios, Max Heiser e Erich Konig trabalharam na formação do Handebol como esporte competitivo. No sentido de obter uma divulgação maior, enviou este trabalho, juntamente com as regras especiais do Handebol de campo, a países como: Estados Unidos, Irlanda, Itália, Suíça, França, etc.
Foi assim que surgiu este esporte competitivo, que anteriormente, era praticado apenas como preliminar e mais pelo sexo feminino. Agora, já seria praticado também pelo sexo masculino, o que aumentaria ainda mais o espírito de competição.
É por essa razão que chamamos Karl Schelenz, o pai do Handebol, já que foi ele quem adaptou o Torball para o Handebol, forçando assim, a popularização do jogo em toda a Europa. Este trabalho foi favorecido pelo fato de ter sido ele, professor da Faculdade de Educação Física de Berlim, onde havia muitos alunos estrangeiros, que levaram para seus respectivos países os conhecimentos ali obtidos. O professor Schelenz fez palestras sobre a nova modalidade em vários países europeus, entre 1920 e 1930.
Sistemas
Defensivos
O Sistema defensivo do Handebol, tem como objetivo lógico não deixar que o ataque da equipe adversária penetre a linha de marcadores e vaze a baliza do arqueiro (goleiro), desta forma o sistema defensivo pode ser:
Individual: Marcação individual homem a homem que abrange todo a quadra de jogo, porém, pode ser aplicada apenas em meia quadra ou próxima a área.
Marcação zona: Como o nome já diz o grupo de jogadores deverá defender um espaço determinado, no geral próximo à área