Logistica
Gestão da qualidade e gestão do conhecimento: fatores-chave para produtividade e competitividade empresarial
Lúcia Helena Fazzane de Castro Marino (UNESP) relumarino@yahoo.com.br
Resumo: As empresas têm sofrido intensas mudanças por modificação nas relações sociais e políticas diretamente ligadas à vida empresarial e o surgimento de novas tecnologias que provocam novas formas de relações de trabalho. Com relação a estas modificações vale ressaltar que a mesma vem acontecendo em escala mundial com formação de blocos econômicos, inovação tecnológica, gerenciamento de custos internos, gerenciamento dos fluxos de materiais e diversos outros fatores relacionados ao ambiente interno e externo das organizações que influem diretamente para a competividade no mercado que atuam. Este artigo tem por finalidade abordar a adaptabilidade das organizações com relação a aspectos internos e externos para uma melhor utilização da Gestão da Qualidade, Gestão do
Conhecimento, aumento da produtividade e conseqüente aprimoramento da sua própria competitividade, para sobreviver e vencer aos desafios propostos.
Palavras-chave: Gestão da Qualidade. Produtividade. Competitividade.
1. Introdução
Com as transformações ocorridas no cenário das organizações em geral a maior preocupação das empresas é como competir com grandes e repentinas mudanças no mercado.
Algumas empresas utilizam técnicas como Downsizing (redução de pessoal) na tentativa de reduzir custos e conseqüentemente seus preços de venda. Outras tantas, investem em programas relacionados à qualidade, investimentos tecnológicos e outras técnicas propostas para se atingir o objetivo desejado.
Na verdade as empresas devem ofertar produtos e serviços que atendam as necessidades e expectativas do mercado, que sejam úteis, que cubram custos, que garantam lucros e que tenham preços competitivos. Para que isso aconteça às empresas precisam conhecer muito