educação inclusiva
No ambito da educaçao, a inclusao sempre teve um lugar privilegiado,em muitas situaçoes mais na teoria do que na pratica, mas sempre permitiu que esse tema fosse cotidiana e constantemente trabalhado. essa posiçao da educaão q é necessaria nao tira as dificuldades do diferente, ou seja a real concreta INCLUSAO(revista gestão em rede,setembro 2006 pag.22) para que haja inclusao sao necessarias estrategias facilitadoras como: incentivo e interação entre o grupo, atitudes de aceitação, atividades e materiais variados ao alcance real do aluno,ajuda mutua e interdiscilinar como trabalho cotidiano( revista gestão em rede, setembro 2006 pag 23)
Com a palavra, a lei
Pela constituoçao federal '' a educaçao, direito de todos e dever do estado e da familia, sera promovida e insentivada com a colaboraçao da sociedade(...) nesse sentido nenhuma escola ou creche pode recusar, o acesso do deficiente a constituiçao. a pena aos infratores é de um a quatro anos de prisao, alem de multa. (revista nova escola-julho 1999 pag 9)
A evoluçao de um direito
Antigamente os deficientes eram segregados, afastados, de qualquer convivio social, pois sua diferença era vista como maldiçao, marca do demonio, e todo tipo de crendice. Afinal oque era diferente era desconhecido e misterioso e o desconhecido era fonte de medo. A partir do seculo XIX q começou a ser estudado a deficiencia, com a procura de respostas para seus problemas. o deficiente era tratado como um doente, em algumas instituiçoes. excluidos da familia e da sociedade, acolhidos em asilos de carater religioso, muitas vezes passando ali a sua vida toda.( revista nova escola junho 1999 pag 10) no brasil o