Educação Inclusiva é uma ação política
A educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, fundamentada no conceito de normalidade/anormalidade. Levaram à criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais.
No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império e desde então, guiado, modificado e implementado pelas leis.
A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Atividades desenvolvidas não sendo substitutivas à escolarização, onde o acesso à educação tem início na educação infantil (serviços de estimulação precoce).
A acessibilidade deve ser assegurada mediante a eliminação de barreiras arquitetônicas, urbanísticas, na edificação – incluindo instalações, equipamentos e mobiliários – e nos transportes escolares,