trabalho de graduação sobre inclusão
Fundamentos e Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva
Autor Eunice Scalcon Taschetto
Prof. Orientador Elisiane Goldani Ramos de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura plena em Pedagogia (PED 0264) – Trabalho de Graduação
15/07/13
RESUMO
Este trabalho tem como principal objetivo apresentar o trabalho de graduação que está sendo desenvolvido como prática obrigatória do final do curso de licenciatura plena em Pedagogia. O tema escolhido para nortear os estudos foi a Prática Pedagógica na Educação inclusiva e os Fundamentos da Educação Inclusiva, pretendem-se destacar o que de fato significa educação inclusiva, quais são as estratégias e características necessárias para que uma escola seja considera preparada para receber alunos com necessidades especiais. Pretende-se ainda reconhecer quais as leis que fundamentam a educação inclusiva como este processo vem ocorrendo na prática, dentro da sala de aula.
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Legislação; Práticas e Fundamentos;
1 INTRODUÇÃO
Os objetivos principais desta pesquisa são aprofundar os conhecimentos sobre educação inclusiva nas escolas públicas do município de Imbé e Tramandaí/RS, identificar às teorias que a fundamentam a educação inclusiva, as dificuldades para sua efetivação na escola pública, bem como apresentar sugestões para uma prática pedagógica distinta, apontar quais são as características e estratégias que as escolas devem adotar para estarem de acordo com as leis que regem a educação inclusiva; analisar quais as estratégias que o professor deve utilizar ao preparar as atividades, levando em conta as condições dos alunos inclusos, observarem como ocorre o processo de ensino aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais.
A educação inclusiva, dos alunos portadores de necessidades educativas especiais encontra nos sistemas de ensino e no cotidiano das escolas inúmeras barreiras ideológicas, físicas