Educação física e conceito de cultura
Ciclo de políticas públicas
Estuda todo processo que vai da definição da agenda, elaboração da política pública, sua efetiva implantação e avaliação. A partir do momento em que se dá a inserção desta demanda na agenda política do governo, considera-se que se iniciou o ciclo das políticas públicas, que pode ser assim esquematizado:
1) Definição da agenda;2) Formulação de políticas, com identicação de alternativas, avaliação das opções e seleção das opções;3) Implementação da política pública;
4) Avaliação.
Vulnerabilidade social é formada por pessoas e lugares, que estão expostos à exclusão social, são famílias, indivíduos sozinhos, e é um termo geralmente ligado a pobreza. As pessoas que estão incluídos na vulnerabilidade social são aquelas que não tem voz onde vive, geralmente moram na rua, e depende de favores de outros.
Vulnerabilidade e risco social são sinônimos de pobreza, porém, uma é consequencia da outra, uma vez que a vulnerabilidade é que coloca as pessoas em um risco social. A pobreza dessas pessoas é medida através da linha de pobreza, que é definida através dos hábitos de consumo das pessoas, o valor equivalente a meio salário mínimo.
Uma das opções mais eficazes para atingir esse objetivo é o aumento da escolaridade e da qualidade educacional e cultural para esse segmento da população. Com uma melhor e maior bagagem educacional e cultural as outras carências poderão ser suprimidas.
Índice de Vulnerabilidade Social
O Índice Paulista de Vulnerabilidade Social é um indicador que permite aos governos um detalhamento sobre as condições de vida das camadas mais pobres do Brasil. Esse indíce identifica e localiza as pessoas com maiores necessidades, a fim de criar e incluí-las em programas para