Educação física e o conceito de cultura
Discentes: Liliam dos Santos Lopes
Patrick Vaillan Araújo
Romário Lopes dos Santos
A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS DE BIOQUÍMICA E FISIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA .
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Licenciatura Plena em Educação Física, da Associação Brasileira de Ensino Universitário, para obtenção do título de Professor de Educação Física.
Orientador: Drª Erica Kopp
Belford Roxo
20/10/2010
A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS DE BIOQUÍMICA E FISIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
Resumo
A prática da educação física escolar é obrigatória em todo território nacional. O principal objetivo de prescrever atividades físicas para a criança é criar hábito e desenvolver interesse pela atividade física, priorizando os aspectos lúdicos.
Porém existem particularidades da bioquímica e da fisiologia do exercício em crianças, ainda em crescimento e desenvolvimento, que as diferem dos adultos: (i) consumo máximo de oxigênio (VO2 máx.) na criança diminuído. (ii) capacidade reduzida de produção de lactato. (iii) potencial de tamponamento de acidose muscular na criança reduzido; (iv) maior tendência a desidratação durante exercícios físicos.
Este estudo tem por objetivo apresentar uma investigação dos conhecimentos específicos de bioquímica e fisiologia da criança, inclusive com distúrbios crescentes na nossa sociedade como a obesidade, na formação do licenciado em educação física.
A investigação foi realizada através da análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura no Estado do Rio de Janeiro disponíveis na mídia eletrônica e das legislações nacionais vigentes que regem o curso de licenciatura em educação física.
A