Educação física na suécia
Introdução As escolas de ginástica surgiram na Europa no início do século XIX e tiveram desenvolvimento simultâneo em diversos países, o que favoreceu o intercâmbio de informações e tendências. Os objetivos gerais do movimento ginástico europeu, estavam voltados ao desenvolvimento pedagógico, higiênico e militar do homem, buscando prepara os jovens para a vida e para a prestação de serviços à comunidade.
Histórico da Educação Física na Suécia
A Suécia no início do século XIX, assim como as outras escolas da época, inicialmente sofre influências de mestres da ginástica alemã, e a atividade motora tem um caráter militarístico. Esses mestres tentaram implementar na Suécia o mesmo treinamento militar usado na Alemanha e em toda a Europa. As idéias opostas a esse seguimento militar surgem de Pier Henrique Ling, nascido na Suécia em 1776, estudou teologia e pegou sua licenciatura em 1797. Influenciado pelas idéias de Rousseau dos Filatropinos, foi para o estrangeiro e em Copenhagen freqüenta o instituto de ginástica, criado por Francisco Nachtegall (1777-1847), professor junto ao “Filantropino” de Copenhagen. Dentre muitos alunos da época, Ling destacou-se como o mais célebre, e após, aprofunda seus conhecimentos em anatomia e fisiologia. Mais tarde poria em prática a experiência adquirida por seu professor, dando início na Suécia, a ginástica científica, quebrando o paradigma da educação física militarista imposta em todas as escolas.
Voltou para a Suécia em 1804, quando se estabeleceu como professor e foi nomeado mestre para universidade. Sofreu muito com o reumatismo, mas logo depois descobriu em seu diário, exercícios corporais que restauraram completamente sua saúde e seus pensamentos e a partir daí passou a aplicar essa experiência para o benefício de todos. Em seguida elaborou um sistema de ginástica