Educação Física Européia
Prof° Frederico Euler
Athos Barros Martins
Barreiras
06 de maio de 2014
MÉTODOS GINÁSTICOS
MOVIMENTO GINÁSTICO EUROPEU
A partir de 1800 surgiram diferentes formas de exercícios, essas formas receberam o nome de Métodos; foram as primeiras manifestações sistemáticas de exercício físico nas sociedades burguesas. Criação de movimentos ligados à ginástica para condicionamento e busca por saúde, também era usado de forma diferenciação social.
MÉTODO ALEMÃO
Introdução do aspecto pedagógico aos exercícios físicos, influenciado por Rousseau e Pestalozzi, numa perspectiva de formar um Homem completo, com destaque para o exercício físico. Educação escolar e educação do povo. "Vive Quem é Forte“. Ginástica Turnkunst, ou Turnen criada por Friedrich Ludwig Jahn cujo fundamento era a força. Foi ele quem inventou a barra fixa, as barras paralelas e o cavalo, dando origem à Ginástica Artística (inspirados em situações de guerra).
Os seus exercícios eram:
Jogos e exercícios: correr, saltar, arremessar e lutar;
Exercícios ginásticos/movimentos rítmicos e utilização de aparelhos de suspensão;
Exercícios militares com fins pedagógicos nas escolas.
O movimento Turnen era um tipo de movimento constituído de grandes festas gimnicas. Eram encontros de massas disciplinadas, organizados a partir de 1814, com destaque depois de 1860. A influência do movimento nas escolas – Adolph Spiess (1810-1858). Com caráter patriótico e nacionalista, era incentivada a busca pela defesa do território; a busca da purificação da raça e preparação para o trabalho e desenvolvimento da nação; a preocupação com o corpo da mulher (preservação da raça). Utilizado como padrão pelo exército brasileiro de 1870 até 1912, quando o francês o substituiu.
ESCOLA DINAMARQUESA OU NÓRDICA
A Dinamarca foi considerada o centro intelectual da região nórdica e implantou a Educação Física nas escolas décadas antes de seus vizinhos.