Teoria comportamental
O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares.
O pulmão direito é maior que o esquerdo pois tem três lobos e o esquerdo apenas 2 dois lobos.
Traqueia:A traqueia é um tubo vertical cilíndrico, cartilaginoso e membranoso, localizado entre a laringe e dois tubos curtos. A função da traqueia no sistema respiratório é a condução do ar até os brônquios.
Pleura:A pleura é a serosa que envolve o pulmão e é constituída por dois folhetos, o parietal e o visceral, que são contínuos na região do hilo do pulmão.
Pleura parietal que recobre internamente a parede costal da cavidade, está intimamente ligada com a caixa torácica
Pleura visceral que recobre os pulmões.
Bronquios: os brônquios são tubos cartilaginosos cuja função é levar ar aos pulmões. Logo, podemos dizer que os brônquios são as entradas dos pulmões. Em sua parte inferior a traqueia se divide em dois brônquios (direito e esquerdo).
Bronquiolos:Os bronquíolos são estruturas que compõem o aparelho respiratório dos seres humanos, e consistem em ramificações dos brônquios intrapulmonares que penetram nos alvéolos pulmonares.
Costela:quando ocorre a inspiração as costelas elevam-se, e quando ocorre a expiração as costelas abaixam, diminuindo o volume da caixa tóracica
Músculos intercostais:Os músculos intercostais externos são músculos do tórax.Estão envolvidos na inspiração.
Diafragma: O diafragma é um músculo estriado esquelético em forma de cúpula e principal responsável pela respiração humana serve de fronteira entre a cavidade torácica e a abdominal; está coberto pelo peritônio em sua face inferior, e é adjacente à pleura parietal em sua face superior.
VIAS RESPIRATÓRIAS
Fossas Nasais
As fossas nasais, também conhecidas como cavidades nasais, são duas cavidades paralelas que vão das