teoria comportamental
Administração
Teoria Comportamental da Administração
Direito T.G.A
Docente: Cristina
Semestre: 3º Noturno
Turma: B
Salvador/ Bahia
Teoria comportamental da adminidtração
Apartir dos trabalhos de dinãmica de grupo Kurt Lewin, foi um dos primeiros nomes que impulsionaram o desenvolvimento de teorias de relações humanas. Entender a organização como um sistema social, permite avaliar as pessoas como seres que têm sentimentos, emoções e atitudes e constatam que esses fatores influenciam de maneira significativa em seu rendimento em seu local de trabalho.
A abordagem comportamental atua junto a outras ciências do comportamento como a sociologia organizacional e psicologia organizacional.
Comportamento é amaneira pela qual um indivíduo ou uma organização age ou reage em suas interações como o seu meio ambiente e em resposta aos estímulos que dele recebe. As ciências do comportamento trouxeram à teoria administrativa uma variedade de conclusões a respeito da natureza e características do ser humano, a saber:
1. O homem é um animal social dotado de necessidades;
2. O homem é um animal dotado de um sistema psíquico;
3. O homem tem capacidade de articular a linguagem com o raciocínio abstrato;
4. O homem é um animal dotado de aptidão para aprender;
5. O comportamento humano é orientado para objetivos;
6. O homem caracteriza-se por um padrão dual de comportamento.
.
A Teoria Comportamental da Administração (também conhecida como behaviorista) teve como nomes principais Hebert Alexander Simon, Chester Barnard, Douglas McGregor, Rensis Likert, Chris Argyris, Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David McClelland, todos estes trouxeram valorosas contribuições para o desenvolvimento dessa teoria e foram importantes estudiosos dessa área.
Têm como características oposição ferrenha