Teoria Comportamental
RESUMO
Esse trabalho tem como objetivo analisar e mostrar a história e evolução da teoria comportamental ao longo dos anos exemplificando vantagens e desvantagens dos aspectos relevantes relacionada a questão mais humana do trabalho.
INTRODUÇÃO
A teoria comportamental utiliza os conceitos fundamentais da teoria das relações humanas reformulando-as, onde vai usar como parametro o comportamento individual das pessoas na qual estuda a motivação humana, as necessidades humanas que são subdivididas em dois grupos Necessidades Primárias: (fisiológicas e segurança) e Necessidades Secundárias: (sociais, estima, auto-realização)
A teoria X na qual baseia em preceitos sobre o comportamento humano de forma incorreta que interpreta o ser humano como preguiçoso.
A teoria Y já informa outro comportamento das pessoas que são esforçadas e gostam de ter o que fazer, o trabalho é uma atividade tão natural como brincar ou descansar as pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios as pessoas podem ser automotivas e autodirigidas. As pessoas são criativas e competentes. A teoria de decisão onde decisão é o processo de análise e escolha, entre várias alternativas disponíveis, do curso de ação que a pessoa deverá seguir. Comportamento organizacional que vai definir a forma de organização num sistema cooperativo e racional
Teoria Comportamental da Administração
A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração veio significar uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional.
A Teoria Comportamental marca a mais profunda influência das ciências do comportamento na Administração.
Esta teoria