Ed fisica
Após estudar a origem dos jogos olímpicos, vamos iniciar uma discussão a respeito da complexidade destes jogos.
Isto tem início em Paris, com o intuito de amenizar as tensões antes da II Guerra Mundial.
Faremos uma passagem por este período histórico e chegaremos a chegaremos aos dias de hoje, quando os jogos se transformaram em um mega evento que defende interesses diferentes daqueles que foram preconizados em seu início.
Em 15 de janeiro de 1894 o conselho da união das sociedades francesas de desportos atléticos convocou o congresso atlético internacional de paris, que mais tarde se transforma no COI (comitê olímpico internacional)
O movimento olímpico teve seu início com a primeira sessão realizada em paris no dia 16 de junho de 1894, em um congresso que contou com a participação de 13 países: Áustria, Bélgica, Espanha, estados unidos, França, Grécia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Itália, Rússia, Suécia e Tchecoslováquia.
Seu idealizador foi o francês chamado Pierre de Freddy, mais conhecido como Barão de Coubertin.
A idéia principal era o restabelecimento dos jogos olímpicos conforme as condições da vida moderna e que ocorreria de quatro em quatro anos com representantes de todas as nações do mundo.
Os países tiveram a oportunidade de oferecer temas relacionados aos esportes que seriam discutidos neste congresso e que fundamentaria uma legislação internacional.
A inspiração do barão de Coubertin para proposição foi os jogos olímpicos gregos.
O comitê olímpico foi composto por embaixadores nomeados pelo próprio Barão de Coubertin. Estes não tinham ligações políticas e ou econômicas de qualquer natureza que pudesse prejudicar os ideais olímpicos.
Estes embaixadores tinham a responsabilidade de formar os comitês olímpicos nacionais em seus