Educação especial e inclusão
PEDAGOGIA
Educação especial e inclusão
Itaberaba - BA
2014
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação inclusiva e Libras; Pedagogia em Espaços Escolares e Não Escolares; Educação e Tecnologia em Educação; Cidadania, Diversidade; Relações Étnico-Raciais; Seminário Interdiciplinar III.
Prof. Edilane Vagula, Sandra Vedoato, Vilze Vidotti, Cytia Simioni, Fábio Luiz, Carlos Eduardo Gonçalves.
Itaberaba - BA
2014
Introdução
O nosso país é composto de diversas crianças onde as limitações físicas ou mentais de algumas delas façam com que sejam excluídas da sociedade.Isso acontece por dois motivos:o preconceito de algumas pessoas e não acesso dessas crianças nas escolas.O não acesso dessas crianças à sala de aula se dá por vários motivos entre eles a falta de informação em relação a entrada e a permanência desses alunos em sala de aula As escolas do nosso país,infelizmente não estão preparadas para receber o alunado com necessidades especiais.
Muitos pensam que as escolas para atenderem os alunos com necessidades especiais bastam ter uma estrutura física adequadas e não é bem assim,porque para garantir a entrada e a permanência desses alunos vai além do que ter banheiros adequados e rampas para cadeirantes, etc, é preciso ter professores qualificados e materiais didáticos adequados para trabalharem com esses alunos.
A Educação Especial é o ramo da Educação que se ocupa do atendimento e ,da educação de pessoas com deficiência em instituições especializadas, tais como escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas para atender pessoas com deficiência mental. Dependendo do país, a educação especial é feita fora do sistema regular de ensino. Nessa abordagem, as demais necessidades educativas especiais que não se classificam comodeficiência não estão incluídas. Não é o caso do Brasil,