Educação especial - inclusão
* Lucia Palú da Silva
RESUMO
Este texto se propõe a analisar a visão dos professores do ensino fundamental das Escolas Regulares do Município de Mandirituba-Paraná, onde existem alunos surdos incluídos. Foram realizadas várias entrevistas com professores que atuam diretamente com estes alunos. Neste estudo procurou-se verificar como de fato está acontecendo a inclusão nas escolas pesquisadas, a visão dos professores e a necessidade da formação continuada dos mesmos. A principal constatação desta pesquisa é a dificuldade dos professores na comunicação com esses alunos. Segundo Mantoan (1997), “Enquanto o pessimismo, a dúvida, as incertezas, o medo, a perpetuação de conceitos falsos e preconceitos profundos estiverem presentes nas salas de aula, pouco ou nada conseguiremos fazer”.
PALAVRAS – CHAVE : Inclusão ; Visão ; Formação de Professores.
-----------------------------------------------------------------------------------------
* Psicóloga, Especialista em Educação Especial da Rede Estadual de Ensino do Paraná. Professora QPM/PR participante da 1ª. Turma do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná – 2007.
INTRODUÇÃO
Tendo em conta que a inclusão é uma realidade e está acontecendo em nossas escolas, este artigo propõe-se a analisar a visão dos professores frente a esta nova situação nas escolas regulares. Para o presente estudo, foi realizada uma pesquisa com professores do ensino regular do município de Mandirituba- Paraná, onde existem alunos surdos incluídos. A escola inclusiva é uma tendência internacional, e será uma meta a ser seguida pelas pessoas comprometidas com a educação especial, mas a sua realização depende