Relatório aula prática
Diversidade celular
1. Introdução
A teoria celular foi formulada no século 19 e deixa explicita que as células são as unidades estruturais e funcionais da vida. Os menores organismos são compostos por uma única célula, denominados organismos unicelulares. Já os maiores, são formados por milhares de células e chamados pluricelulares. Existe uma grande diversidade celular. Em amostras de água de açude, podem-se encontrar vários tipos diferentes de seres unicelulares, como protozoários. Os vegetais são organismos pluricelulares, possuindo parede celular (estrutura exclusiva de células vegetais, constituindo uma barreira física entre o meio e a célula, formada de polissacarídeos como celulose, hemicelulose, pectinas; determina a forma da célula).
As células também dividem-se em procariontes e eucariontes. As procariontes possuem ausência de carioteca, individualizando o núcleo celular. Já as eucariontes com carioteca, não permite que o DNA fique disperso no citoplasma; além de possuírem organelas mais especializadas.
Na ultima aula pratica no laboratório de biologia, foram analisadas lâminas de organismos unicelulares (com material biológico contendo paramécios) e lâminas de vegetais (com material biológico de vegetais como, tomate, cenoura, chuchu e batata).
RAVEN, P. H., EVERT, R. F., EICHHORN, E. S.. Biologia Vegetal. 5ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1996
2. Objetivos
Atividade I: preparo de lâminas com material fresco de epiderme de vegetais- tomate, cenoura, chuchu e batata- também foram preparadas lâminas com água de açude, para análise de protozoários- paramécios.
Atividade II: visualização das lâminas contendo células de organismos unicelulares e pluricelulares.
3. Material e Métodos
Atividade I:
Materiais: lâminas, lamínulas, água de açude, papel filtro.
Procedimentos: colocamos uma gota do material disponível (água de açude) na lâmina. A seguir, cobrimos a gota de água com uma lamínula e retiramos o