Relatorio da aula pratica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PROFESSORA ROSANA AQUINO DE SOUZA
RELATÓRIO DE BIOLOGIA CELULAR
AULA PRATICA I
MICROSCÓPIO ÓTICO COMPOSTO
COMPONENTES:
DILMA ALVES
JULIANA ARAÚJO
SAHJA CRISTYNNA
CANTO DO BURITI 30 DE NOVEMBRO DE 2012
O microscópio ótico é um instrumento usado para ampliar e regular, com uma série de lentes multicoloridas e ultravioleta capazes de enxergar através da luz, estruturas pequenas e grandes impossíveis de visualizar a olho nu.
É constituído por uma parte mecânica que suporta e permite controlar e por uma parte óptica que amplia as imagens.
A intensidade da luz pode ser regulada diretamente através do reostato que atua na própria fonte luminosa ou indiretamente através do condensador e do diafragma: a intensidade aumenta de se subir o condensador e abrir o diafragma e diminui se descer o condensador e fechar o diafragma.
A imagem observada depende também do poder de resolução, isto é, a capacidade que as lentes têm de discriminar objetos muito próximos. O poder de resolução depende do comprimento de onda da luz utilizada, e o seu valor teórico para um microscópio óptico é de cerca de 0,2 µm – ou seja, dois objetos têm de estar pelo menos a uma distância um do outro de 0,2 µm para poderem ser discriminados ao microscópio óptico. Este valor, contudo, só é alcançável com lentes de elevada qualidade e preço!
Ao identificarmos as partes de um microscópio óptico composto, familiarizamos com o manuseio do mesmo e calcularmos os aumentos obtidos nas observações.
Utilizamos os seguintes materiais:
- 1 Microscópio ótico composto por aluno ou por dupla
- 1 caixa de lâminas e lamínulas
- Papel higiênico
- Materiais diversos biológicos ou não, como grãos de areia, fios de cabelo, pedaços de folha, pedaços de tecido, pedaços de jornal, grãos de pólen, etc.
- Água proveniente de lago ou lagoa (cuidado para não coletar água de locais poluídos), se