Poster
ELETROMAGNÉTICA EM ESTRUTURA COM CABEAMENTO
METÁLICO
Yago Guilherme Rosa Pereira (yagoguilherme@live.com)
IFG Câmpus Goiânia
INTRODUÇÃO
Com o crescente desenvolvimento dos complexos sistemas e componentes eletrônicos, estes são cada vez mais influenciados pelo ambiente elétrico onde estão instalados. Hoje em dia, no entanto, as cargas em uso não são lineares, e quando os circuitos eletrônicos operam uns próximos aos outros, estes produzem ruídos que podem se espalhar por toda rede, na qual pode resultar em EMI (EletroMagnetic Interference - Interferência
Eletromagnética).A EMI é a energia que causa resposta indesejável qualquer equipamento. Os componentes eletricamente condutivos têm o papel de fonte
(transmissor) ou de dreno (receptor) num ambiente de EMI. A EMC é a habilidade de um equipamento funcionar aceitavelmente sem interferir eletromagneticamente nos equipamentos próximos a ser imune à interferências provenientes de outros equipamentos e do ambiente.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é apresentar as causas das interferências em cabeamentos metálicos, buscando uma solução eficaz que melhore o desempenho destes cabos quando utilizados em ambientes hostis, com o menor impacto na infraestrutura do ambiente.
METODOLOGIA
A metodologia aplicada neste projeto foi pesquisas bibliográficas buscando compreender e avaliar os níveis de interferência teoricamente a partir do modelo de canal utilizado.
RESULTADOS
Para podemos alcançar a EMC é necessário que visualize as perturbações de dois pontos de vista distintos: emissões eletromagnéticas e suscetibilidade eletromagnética. Como o ruído eletromagnético se propaga por condução e/ou por irradiação, o escopo dos problemas citados continua a se alarga, como mostra a figura 1 [LIZ, 2012].
Uma das principais causas de interferência eletromagnética entre cabos em sistemas de cabeamento estruturado é a diafonia. A diafonia é a interferência gerada por variação de tensão nos cabos.