Educação de corpo inteiro
TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
João Batista Freire
PEDAGOGIA DO MOVIMENTO NA ESCOLA DE PRIMEIRA INFÂNCIA
ATIVIDADE CORPORAL E BRINQUEDO DESENVOLVIMENTO MOTOR A FORMAÇÃO DO SÍMBOLO O BRINQUEDO SIMBÓLICO O MATERIAL PEDAGÓGICO A CRIATIVIDADE DO PROFESSOR O JOGO DE CONSTRUÇÃO
PEDAGOGIA DO MOVIMENTO NA ESCOLA DE SEGUNDA INFÂNCIA
QUEM DEVE DAR AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA? A IMPORTÂNCIA DA ED. FÍSICA NA ESCOLA DE 1ª GRAU EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO OU EDUCAÇÃO PELO MOVIMENTO? ATIVIDADES UTILIZANDO MATERIAIS
COMO COMEÇAR, POR ONDE IR?
“Por onde poderíamos começar, senão pelo conhecimento que a própria criança possui ao entrar na escola?” (...) “O que se vê, na maioria das vezes, é uma quase total desconsideração, por parte da escola, do conhecimento que toda criança com certeza possui, independentemente da escola. Se quanto à leitura e à escrita a criança chega às instituições de ensino com um considerável conhecimento, que dirá das atividades corporais?” (p. 112)
A RESPEITO DO JOGO
JOGO DE EXERCÍCIO
JOGO SIMBÓLICO
JOGO DE REGRAS
Jogo: implica a existência de regras e de perdedores e ganhadores quando de sua prática.
COGNIÇÃO
“O esforço do professor de Ed. Física deve ser dirigido ao mesmo objetivo, entre outros, da aula em sala: o desenvolvimento cognitivo. A diferença é que a Ed. Física, deve-se dar maior ênfase à inteligência corporal (sem, porém, deixar de lado a inteligência conceitual).” (p. 127)
PENSAR
SE APRENDE
PENSANDO
MOTRICIDADE
“O movimento é carregado de intenções, de sentimentos, de inteligência, de erotismo. Não há por que desenvolver habilidades (correr, saltar, girar) que não sejam significativas.” (p. 138)
A QUESTÃO DA COMPETIÇÃO
A competição é um elemento constitutivo da atividade lúdica da criança, cumprindo, entre outros, um papel fundamental: o de encaminhar para a cooperação.
SOCIALIZAÇÃO
“... Não é a simples competição que constitui