Depressao bipolar
FACULDADE UNIDA DA PARAIBA
FACULDADE POTIGUAR DA PARAIBA
ATIVIDADE DE ANÁLISE DE APREDIZAGEM
DEPRESSÃO BIPOLAR
João Pessoa PB
UNPBFPB
FACULDADE UNIDA DA PARAIBA
FACULDADE POTIGUAR DA PARAIBA
ATIVIDADE DE ANÁLISE DE APREDIZAGEM
DEPRESSÃO BIPOLAR
ARLLON ÍTALO
DYEGO FILIPE
KENNEDY ABRANTES
KILMA MYCHELLE
João Pessoa PB
Cerca de 1% da população portuguesa sofre de depressão bipolar. É uma doença que altera as emoções de tal forma que pode conduzir à perda do emprego, à perda das ligações familiares e sociais, ao divórcio, ao suicídio, e ao sofrimento dos doentes e suas famílias.
A Depressão Bipolar é uma doença psiquiátrica conhecida por Maníaco-Depressiva. É caracterizada por elevadas alterações do humor, com crises repetidas de depressão e de “mania”. Estas perturbações são repercutidas nas sensações, emoções, idéias e comportamentos, com conseqüências para a saúde e para a personalidade. Uma crise pode durar alguns dias ou vários meses. Os períodos de estabilidade entre crises podem durar dias, meses ou anos. Também a previsão das crises varia consoante a pessoa. Umas terão uma ou duas crises durante a vida, outras caem repetidamente vezes em certas alturas do ano (caso não faça tratamento) e há ainda outras que têm mais do que quatro crises por ano, são os ciclos rápidos. A doença pode começar durante ou depois da adolescência, especialmente entre os 20 e os 30 anos, e afeta ambos os sexos em percentagem idêntica.
Os sintomas são caracterizados por cada tipo de crise.
Mania e Depressão * Mania
A “mania” manifesta-se em estados de humor elevado, eufórico ou irritável. A pessoa sente-se alegre, altiva, sociável, inteligente e criativa. A elevação progressiva do humor e a aceleração psíquica podem trazer consigo alguns ou todos os sintomas: * Irritabilidade extrema (a pessoa torna-se